Novidades

Fred Martins em Porto Alegre

terça-feira, 28 de abril de 2009

No dia 7 de maio, às 19 horas, o cantor, compositor e instrumentista Fred Martins mostra as canções de seus mais recentes trabalhos, “Tempo Afora” e “Guanabara”, no show do Projeto Unimúsica 2009. E no dia 8 conversa com o público em oficina, às 14h.

Destaque entre os novos cancionistas, Fred Martins desenvolveu uma relação especialmente profunda com a tradição da música brasileira ao transcrever, por dez anos, partituras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa e Tom Jobim para os songbooks produzidos por Almir Chediak. Essa intimidade com a canção transparece em suas composições.

Natural de Niterói/RJ, Fred Martins se tornou conhecido do público primeiro pelas suas canções, gravadas por nomes reconhecidos da música brasileira como Ney Matogrosso ("Novamente" e "Tempo Afora"), Zélia Duncan ("Flores" e "Hóspede do Tempo") e Maria Rita ("Sem Aviso"). Lançou seu primeiro cd, “Janelas”, em 2001, depois vieram “Raro e Comum” (2005) e o cd e dvd “Tempo Afora” (2007). Seu talento foi reconhecido em 2006 ao vencer o 9º Prêmio Visa de Música Brasileira/ Composição - além de obter o voto unânime do júri, Fred foi o preferido do público, conquistando também o prêmio pelo voto popular. Acaba de lançar seu quarto cd, “Guanabara” (Sete Sóis/Tratore), que revela matizes da música carioca ligada ao samba cheio de bossa.

No repertório do show que apresenta no Unimúsica, além das inéditas “Guanabara”, “Por um fio” e “Agora é com você”, Fred promete tocar algumas canções que o tornaram conhecido do grande público como "Novamente", "Tempo Afora" e “Flores”.

Projeto Unimúsica 2009
Show - Fred Martins
7 de maio, quinta-feira, 19 horas
Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110)
Ingressos: Retirada de senhas mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível 3 dias antes, das 9h às 19h, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br/agendamento.

Oficina - Fred Martins fala sobre o cancioneiro popular
8 de maio, sexta-feira, 14 horas - Sala Fahrion - Entrada Franca
Na conversa com o público, Fred apresenta algumas peças-chave do nosso cancioneiro, levantando algumas questões sobre a especificidade do artesanato da canção popular, a partir de obras como “Samba de uma nota só” e “Piano na Mangueira”, de Tom Jobim, entre outras.

Navegue: Ver todas as novidades | Indique essa novidade

Borda esquerda Borda direita
Desenvolvimento: Usina da Criação